Na contratação de influenciadores digitais, deve-se ter em mente que ele vai ser a cara da sua marca. Então, tudo que ele fizer ou falar irá impactar diretamente o seu negócio. Sendo assim, alguns problemas podem ocorrer nessa contratação como:
• E se o digital influencer contratado passar a ter atitudes socialmente repudiáveis, como resolver?
• Falta de indicação publicitária nos conteúdos postados pelos influenciadores digitais, o que pode gerar prejuízo para a empresa contratante?
• Falta de clareza na comunicação (mensagem transmitida) do contratado;
Assim, a elaboração de um contrato que irá prever todos os detalhes da relação (direitos e deveres) entre as partes é imprescindível para a proteção do digital influencer e da empresa contratante. Trouxemos então algumas medidas preventivas para se ter no contrato:
• Anuência/revisão da postagem pelo anunciante;
• Confidencialidade dos termos tratados no contrato e sobre lançamentos de produtos/serviços em que o digital influencer teve acesso antes da divulgação;
• Exclusividade do digital influencer e impedimento de manter contrato com a concorrência, por óbvio conflito de interesse;
• Cláusulas restritivas e obrigações de não fazer: Prestar opinião política, falar de religião e fazer comentários ofensivos. Devendo conter exemplos de forma clara e expressa.
Deve-se ter cautela na hora de elaborar um contrato para influenciadores, para proteger o seu negócio e trazer mais segurança jurídica. Essas e outras hipóteses podem e devem fazer parte do serviço de assessoria jurídica prestado para empresas.